I Luoghi
I Luoghi
Uma jornada com vinhas e vinhos desde 2000.
Administrada por Stefano Granata (engenheiro eletrônico) e Paola De Fusco (agrônoma, com especialização em enologia), essa história tem como ponto de partida a paixão e o sonho da produção de uma vinha e de um vinho.
Ligados ao território Bolgheri, foi na entrada dos anos 2000 que a decisão de levar a sério este pequeno projeto com o desejo de ser protagonista desde a plantação da vinha à elaboração do vinho saiu do papel e entrou em campo – e, depois, na garrafa.
Filosofia de negócios
Muita pesquisa – essa é a fase inicial do trabalho o I Luoghi.
Com a informação, houve a adoção de layouts de plantio com altas densidades, a fim de obter baixos rendimentos de uvas por videira e microvinificações separadas por clone e parcela de vinhedo.
O ponto de partida foi fazer uma vinha e um vinho intransigentes que refletissem o carácter, tornando a qualidade não em ponto de chegada, mas apenas um elemento intrínseco que existe e é fundamental.
Vinhas
A vinha foi plantada há cerca de 20 anos e as práticas de cultivo são diferentes consoante a vinha e os campos. O sistema de treinamento é o cordão único e duplo.
A busca do equilíbrio por meio de um misto de escolhas agronômicas e características do solo tem levado espontaneamente a baixos rendimentos por planta, sem a necessidade de recorrer ao desbaste extremo dos cachos. A natureza também veio de encontro no caso da vinha “Pineta di Carolo”. Localizada dentro de uma área onde a caça é proibida, parte das uvas são removidas (durante a maturação) pelos faisões presentes.